SONINHA DA IGAÇABA SOLICITA TRANSPORTE COLETIVO EXCLUSIVO PARA PACIENTES QUE REALIZA TRATAMENTO DE HEMODIÁLISE

Escrito por Lais Campos em . Publicado em Notícias

Vereadora Soninha da Igaçaba ( PSDB) - Indica ao Poder Executivo para estudar a possibilidade de disponibilizar transporte coletivo exclusivo para locomoção de munícipes que realizem tratamento de hemodiálise em outras cidades.

Hemodiálise é o procedimento através do qual uma máquina filtra e limpa o sangue, fazendo parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento retira do corpo os resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o organismo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, ureia e creatinina. 

O paciente realiza esse procedimento em média umas 3 vezes na semana, durante um período de quatro horas, é um procedimento exaustivo, durante as sessões o paciente pode ter caibras queda rápida de pressão arterial, causa fraqueza, tontura e enjoos e até mesmo vômitos. 

Através da indicação n°.334/2022 a vereadora solicita ao Poder Executivo, que estude a possibilidade de disponibilizar um transporte coletivo, porém exclusivo, para locomoção destes pacientes que realizam hemodiálise em outras cidades, pensando no conforto para eles e no tempo de espera.