KÁ DO ESPORTE PEDE A VOLTA DO PROGRAMA “ESPORTE SOCIAL” EM PEDREGULHO

Escrito por Helinho Rodrigues em . Publicado em Notícias


O vereador Carlos Henrique Moreno Batista – Ká do Esporte – apresentou na Câmara de Vereadores, Indicação para que o Prefeito de Pedregulho inicie tratativas para implantar na cidade o Projeto Esporte Social – da SELJ – Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude – do Governo do Estado de SP.

 

Ká do Esporte destacou que o Esporte Social, já desenvolvido na cidade, continua em evidência e atendendo a inúmeros municípios do Estado e que poderia ser uma ação fundamental na prática esportiva como educação em Pedregulho.

Desta forma, Ká do Esporte sugere que a Prefeitura de Pedregulho inicie gestões junto ao Governo do Estado, visando a implantar mais esta ação social-educativa e esportiva em Pedregulho.

O expediente passou pelo Plenário da Câmara de Vereadores e foi encaminhada para conhecimento do Prefeito Dirceu Polo Filho – Dirceuzinho. 

 

SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA

Criado com o objetivo de expandir o acesso à prática esportiva e de lazer, o Projeto Esporte Social é uma iniciativa da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude que pretende estabelecer convênios e parcerias com o Governo do Estado, prefeituras municipais, instituições e terceiro setor com natureza esportiva.

O Esporte Social é voltado primordialmente ao atendimento de crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 14 anos, estudantes da rede pública de ensino, pessoas com deficiência e idosos que estejam em situação de risco social.

A ação visa implantar e manter núcleos de esporte e lazer, com caráter formativo-educacional, a fim de proporcionar oportunidade de práticas esportivas e de lazer às classes menos privilegiadas, com vistas à promoção de inclusão social; de saúde; à preservação de valores morais e o civismo; à valorização das raízes e heranças culturais; à conscientização de princípios socioeducativos; à aquisição de valores de direitos e deveres; à solidariedade; ao aprimoramento do desenvolvimento psicomotor; e melhora do condicionamento físico.

O Programa conta com sete polos que atendem aproximadamente 700 pessoas nas cidades de Caconde, Getulina, Iacri, Itapira, Piracicaba, Pedregulho e São José da Bela Vista. As modalidades mais comuns são futsal, handebol, basquete e judô.

Para contar com um núcleo, o local deve oferecer ao menos três modalidades esportivas e uma atividade complementar (palestras, cursos e atividades diversas). Os parceiros devem contar com locais próprios ou cedidos que possibilitem a implantação do projeto (quadra, ginásio poliesportivo e/ou campo esportivo, etc) e que ofereçam a infraestrutura necessária como banheiros/vestiários, sala de aulas e refeitório/cozinha.