CÂMARA DE PEDREGULHO CRIA COMISSÃO PARA RESOLVER QUESTÃO DA VICINAL DO ESTREITO

Escrito por Helinho Rodrigues em . Publicado em Notícias

 

Por iniciativa do vereador Renato Ribeiro Saade, a Câmara de Vereadores de Pedregulho criou uma Comissão de Assuntos Relevantes para resolver com o Governo do Estado, a questão da conservação da Vicinal “Antônio Giolo” que liga a Rodovia Cândido Portinari à Usina Engenheiro Luiz Carlos Barreto de Carvalho (Estreito).

Há anos o vereador vem lutando para que a responsabilidade e conservação da estrada que liga às vilas Residencial do Estreito, Barreira e Primavera, além de quase duas centenas de ranchos seja definida.

Embora reconheça que a Prefeitura de Pedregulho tem feito esforços no sentido de conservar a estrada, principalmente com operações “tapa-buracos”, o vereador Renato Saade entende que a via não suporta mais apenas reparos, e que precisa ser recapeada totalmente, além de melhor sinalizada, com melhoria também dos acostamentos.

“Há muitas discussões em torno disso. Num primeiro momento a estrada pertenceria a Furnas, que não assume a responsabilidade e não faz a conservação desde que a mesma foi construída. O Estado diz que a estrada não está cadastrada em sua malha rodoviária e sobra para o Município, com poucos recursos, assumir esta responsabilidade.

Cansado de enviar ofícios, indicações e requerimentos, o vereador resolveu solicitar a formação de uma Comissão de Assuntos Relevantes (CAR) da Câmara de Vereadores para atuar na resolução do problema.

A Comissão será formada por cinco vereadores, sob a presidência do autor Renato Ribeiro Saade e a participação de outros dois vereadores da região (Wanderley Moreira de Carvalho - Careca e Welder Douglas da Silva) com apoio do Assessor de Comunicação do Legislativo, jornalista Hélio Rodrigues Ribeiro, que será o secretário-geral da CAR.

Fazem parte da Comissão, além de Renato Saade, Welder Douglas da Silva, Wanderley Moreira de Carvalho - Careca -, Leonardo Donizete Bueno - Leonardo Advogado - e Eurípes Aparecido Porto - Cidinho Porto. 

Nos próximos dias os vereadores membros da Comissão se reúnem e definem as primeiras ações, que incluirão contatos com o DER – Departamento de Estradas e Rodagens, com a Casa Civil do Governo do Estado e com as lideranças da Assembléia Legislativa do Estado.

“No campo administrativo, vamos dialogar firmemente com a direção de Furnas para que ela assuma sua responsabilidade, pois até então, a estrada é de sua alçada”, disse o vereador Renato.