VEREADORES E PREFEITO PARTICIPAM DE ENCONTRO SOBRE AGLOMERADO URBANO

Escrito por Helinho Rodrigues em . Publicado em Notícias


Os vereadores Eurípedes Aparecido Porto – Cidinho, Welder Douglas, Eurípedes Vaz Rodrigues – Oripim Panfleteiro, Raimundo Cleomar Lobão, Fabrício Ferreira Barbosa – Fabrício do Pesponto e Carlos Alberto Moreno – Ká do Esporte, além do prefeito Dirceu Polo Filho - Dirceuzinho, participaram nesta segunda-feira do encontro sobre Aglomerado Urbano.

 

O evento – ocorrido pela manhã – no Dan Inn, na zona sul de Franca, foi organizado pelos deputados Roberto Engler (estadual) e Adérmis Marini (federal), ambos do PSDB, e contou com a participação do subsecretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, e o vice-presidente da Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano), Luiz José Pedretti, representando o Governador do Estado.

A criação do Aglomerado Urbano de Franca é uma ação política do deputado Roberto Engler, iniciada depois da criação da RMRP – Região Metropolitana de Ribeirão Preto.

O Estado de SP tem apenas dois Aglomerados Urbanos (Jundiaí e Piracicaba). Outras seis regiões – incluindo Ribeirão – são Regiões Metropolitanas (São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Vale do Ribeira e Litoral Norte, Sorocaba e Ribeirão Preto).

No estado de São Paulo, a figura da aglomeração urbana, regulamentada em 1994, demorou a ser implementada, sendo a primeira instalada em Jundiaí e a segunda em Piracicaba, embora as demais cidades médias venham crescendo, formando aglomerados e demandando novos modelos de gestão.

As cidades médias vêm assumindo o papel de elo urbano-regional, como é o caso de Franca em relação ao menos 30 cidades menores da região nordeste do Estado.